As Notícias da ESPN


Este blog foi concebido no ano lectivo de 2007/08 pela turma 9ºA com o objectivo de dar a conhecer as principais notícias da nossa escola, a Secundária de Pinhal Novo.


Comenta as nossas, Tuas notícias !!!

quinta-feira, 30 de abril de 2009

4º Troféu de Orientação da vila de Pinhal Novo

No Dia 7 de Março de 2009, realizou-se no Terrim, a cerca de 1 km de Pinhal, uma prova de orientação. Esta prova não foi muito exigente em termos físicos e começou numa zona de terrenos com vivendas terminando depois na vila. Esta prova, que já se realiza há 3 anos tem tido uma aderência dentro das expectativas, contando mesmo com 3 ou 4 atletas estrangeiros, um feito memorável, visto que não passa de uma prova local.
Terá como organizadores membros da nossa escola, sendo o supervisor geral, o professor Daniel Pó, que também é o responsável pelas inscrições.


Para mais informações consulta:
http://www.jf-pinhalnovo.pt/

http://www.fpo.pt/oasis/entries.php?action=club_class&eventid=577

http://www.ammamagazine.com/Fotos/20090307-vr1/index.html

Participaste nesta prova? Divertiste-te? Comenta no blog!

Por Luís, Mónica e Carolina


Luís Vaz de Camões





Luís Vaz de Camões foi um poeta português. A data do seu nascimento, assim como o local, é incerta, tendo sido deduzida a partir de uma Carta de Perdão real de 1553. A sua família teria ascendência galega, embora se tenha fixado em Portugal séculos antes. Pensa-se que estudou em Coimbra, mas não se conserva qualquer registo seu nos arquivos universitários. Serviu como soldado em Ceuta, por volta de 1549-1551, aí perdendo um olho. Em 1552, de regresso a Lisboa, esteve preso durante oito meses por ter ferido, numa rixa, Gonçalo Borges, um funcionário da corte. Data do ano seguinte a referida Carta de Perdão, ligada a essa ocorrência. Nesse mesmo ano, seguiu para a Índia. Nos anos seguintes, serviu no Oriente, ora como soldado, ora como funcionário, pensando-se que esteve mesmo em território chinês, onde teria exercido o cargo de Provedor dos Defuntos e Ausentes, a partir de 1558. Em 1560 estava de novo em Goa, convivendo com algumas das figuras importantes do seu tempo (como o vice-rei D. Francisco Coutinho ou Garcia de Horta). Em 1569 iniciou o regresso a Lisboa. No ano seguinte, o historiador Diogo do Couto, amigo do poeta, encontrou-o em Moçambique, onde vivia na penúria. Juntamente com outros antigos companheiros, conseguiu o seu regresso a Portugal, onde desembarcou em 1570. Dois anos depois, D. Sebastião concedeu-lhe uma tença, recompensando os seus serviços no Oriente e o poema épico que entretanto publicara, Os Lusíadas. Camões morreu a 10 de Junho de 1580, ao que se diz, na miséria. No entanto, é difícil distinguir aquilo que é realidade, daquilo que é mito e lenda romântica, criados em torno da sua vida.

Da obra de Camões foram publicados, em vida do poeta, três poemas líricos, uma ode ao Conde de Redondo, um soneto a D. Leonis Pereira, capitão de Malaca, e o poema épico Os Lusíadas.
É no tom pessoal que conferiu às tendências de inspiração italiana e na renovação da lírica mais tradicional que reside parte do seu génio.
Na poesia lírica avultam os poemas de temática amorosa, em que se tem procurado solução para as muitas lacunas em relação à vida e personalidade do poeta. É o caso da sua relação amorosa com Dinamene, uma amada chinesa que surge em alguns dos seus poemas.
Mas apesar de tudo isto ficou conhecido devido á sua famosa obra Os Lusíadas, que dedicou a D. Sebastião.
Neste livro falou de alguns episódios da história de Portugal.

Filipa Cardoso nº 10
João Ilhéu Nº16 9º D
Tiago Albino Nº 26

Visita de estudo de Religião Moral Católica


A viagem teve início na nossa escola às 8h45m.
Partimos do Pinhal Novo a caminho de Lisboa, a primeira paragem que fizemos foi no Templo Radha-Krishna.
No templo ouvimos muitas explicações de todos os Deuses da Índia.

A seguir fomos a uma Sinagoga, onde se praticava o Judaísmo e ouvimos muitas explicações desta religião. Após esta visita, fomos almoçar até ao Jardim da Fundação Glubenkian.
Depois deste fantástico almoço, fomos até aos Missionários Claretianos, ou seja, fomos a uma igreja católica (judaica) onde cantamos muitas canções com um padre e realizamos muitas outras actividades.
Às 19 horas fomos para a baixa da cidade, chegamos atrasados ao centro comercial do Chiado. Os alunos almoçaram no Mc’Donalds, e posteriormente fomos a um dos cafés mais famosos de Lisboa, o “Hard Rock Café”.
No fim da noite vimos para um dos melhores espectáculos teatrais que estavam em exibição: ”West Side Story - Amor sem barreiras” no Teatro Politeama.
Por volta da meia-noite voltamos para casa o que foi uma grande pena, pois adoramos esta visita…
Por Catarina Lopes, João Lourencinho e João Neto.

Exposição Espirais de Pedra

Entrevistamos a professora Celeste, para sabermos mais sobre a exposição “Espirais de Pedra”.

1ºQuem vai dinamizar esta exposição?
R: A turma que irá dinamizar será a do 11º B.


2ºQual é o objectivo da exposição?
R: A exposição tem como objectivo informar as pessoas que visitam este grande evento, de modo a incentivar as pessoas a reconhecerem o Passado e a começarem a conhecer o Futuro.

3ºEm que dias a exposição estará disponível?
R: Estará disponível nos dias 23 a 27 de Março.

4ºOnde será exposta?
R: Estará exposta no bar da escola.
Por João Cruz e João Lourencinho

Campanha 1000 Àrvores

A Escola Secundária com 3ºciclo do Ensino Básico de Pinhal Novo, a Câmara Municipal de Palmela em pareceria com a A.F.L.O.P.S. decidiram plantar árvores no concelho de Palmela, para um concelho melhor.
Zambujalinho
A campanha surgiu da professora Wangari Maathai que é reconhecida internacionalmente pela sua luta dos direitos humanos, e da conservação do meio ambiente e já foi plantou mais de 30 milhões de árvores em 12 países africanos.
Esta iniciativa serviu para prevenir o meio ambiente contra o aquecimento global. Para o sucesso desta campanha a U.N.E.P. tentou atrair pessoas individuais, comunidades organizações, empresas, sociedade civil, e governos a comprometerem-se através do site:www.unep.org.billiontreecampaign, para contribuir para a reflorestação do planeta.

Serra de São Luís
O site permite registar compromissos para plantar árvores.
Esta iniciativa é considerada umas das actividades de maior custo-benefício, relacionada com a mudança climática.
Entre os dias 2 até 22 de Março foram plantadas árvores nas áreas naturais do Zambujalinho, e da serra de São Luís.

Por João Cruz e João Ilhéu

O Pinhalnovense




Identificação

Associação
AF Setúbal
Ano de Fundação
1948
Presidente
Amândio Dias
Cidade
Pinhal Novo - Palmela
País
Portugal
Web
------------------------------
Marca Equipamento
Lacatoni em 2008/2009
Patrocínio
FibNet – Câmara Municipal de Palmela
Nº de inscrição na F.P.F.
0290
Palmarés
Campeonatos III Divisão: 1

HISTÓRIA
A Associação Académica Pinhalnovense foi fundada em 10/06/1956 por um grupo de jovens Pinhalnovenses, boa parte deles estudantes, em Setúbal e Barreiro. Nasceu como Clube de Bairro (Ilha Brava), fundamentalmente vocacionada para a prática do Futebol. Era uma organização do tipo informal e assim se manteria até 1965.
O primeiro contacto escrito parece ser com a Associação Académica de Coimbra, em 12/12/1956, a solicitar uma oferta de equipamentos desportivos. A resposta é de 06/01/1957, informando que “é inteiramente impossível satisfazer o pedido…”
Até 1965 mantém-se uma actividade informal, assente sobretudo no futebol, havendo registo de cerca de oitenta (80) jogos, por todo o distrito de Setúbal e Lisboa, numa época em que, existiam quatro (4) clubes populares que chegaram a realizar torneios entre si. Também a prática do Ténis de Mesa, Futebol de Salão e Andebol, tudo a nível informal, com colectividades congéneres.
Para além da sua equipa de Futebol sénior, em 10/06/1962, estreia-se a sua equipa de “Juniores” e, em 02/08/1964 a de “Principiantes”.
Em 1965 participa nos II Jogos Juvenis do Barreiro, nas modalidades de Andebol, Futebol de 5 e Tiro.
Em 31/05/1965, solicita autorização para a sua constituição legal, mas só consegue fazer aprovar a designação de “Clube Académico de Pinhal Novo”. A aprovação dos respectivos estatutos foi publicada no Diário do Governo, nº 277-III Série de 25/11/1965.




A sede situa-se, na actual Avenida da Liberdade, nº 49, mas o Clube nunca deixa de ser referenciado pela “ACADÉMICA”.
Por essa altura, tenta a sua inscrição na Associação de Futebol de Setúbal que não chega a concretizar-se. A falta de instalações desportivas para a prática do Futebol e a retoma da actividade oficial do Clube Desportivo Pinhalnovense na época 1964/1965, podem ter estado na base do abrandamento da actividade da Académica.
Na década de setenta continua a sua actividade futebolística informal e, em 1972 e 1973 participa nos Jogos Juvenis de Setúbal, em dois escalões etários, nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futebol de 5, Natação e Xadrez.
Nos anos oitenta mantém-se alguma prática regular ao nível dos torneios locais de futebol de salão para jovens.
Bem pode dizer-se que uma espécie de cultura academista conseguiu manter-se até aos nossos dias, talvez se fique à quase ininterrupta comemoração do aniversário, a 10 de Junho de cada ano, data que se tem afirmado como “o dia dos clubes populares pinhalnovenses”.
Em 1996, do quadro dos grandes festejos evocativos dos seus 40 anos, assinale-se a exposição “ACADÉMICA – 40 Anos!” e a grande Serenata Académica.
A vontade de recuperar oficialmente a designação – ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA PINHALNOVENSE – motivaria um longo processo de afirmação academista que culminou com a publicação da inerente alteração estatutária no Diário da República – III Série, nº 225 de 29/09/1997.
Actualmente encontram-se em actividade o Atletismo, Ténis de Mesa, Pesca Desportiva de Mar (Surf-Casting) e do Alto Mar, estando o Clube federado em todas estas modalidades, participando nas suas provas oficiais, bem como, em outros eventos de carácter particular.
Estar neste espaço a falar deste clube, (Associação Académica Pinhalnovense), não pode ser visto apenas com o propósito de revisitar o seu passado, pois não é só para isso que a história deve somente servir. Mas sim pretender a afirmação deste clube no presente, perspectivando um futuro sólido baseado na formação e nos êxitos desportivos.
O director que comanda este fantástico clube chama-se Carlos Vinagre. Contudo neste momento o clube pode estar na miséria e poderá ir á falência, mas espera-se que este clube continue a sobreviver.
João Lourencinho e João Cruz

A história da Fotografia



A primeira pessoa no mundo a tirar uma verdadeira fotografia foi Joseph Nicéphore Nipce, em 1826. Ele conseguiu reproduzir, após dez anos de
experiências a vista da janela do sótão da sua casa, em Chalons-sur-Saône. Mas, os materiais usados para gravar a imagem eram inadequados para a fotografia comum, e a descoberta decisiva ocorreu em l835 por Louis-Jacques Mande Daguerre.
Considerado talentoso pintor de paisagens e desenhista de cenários para peças de teatro, Daguerre guardara sem ter grande cuidado, uma chapa sensibilizada com iodeto de prata num armário e ao abri-lo, no dia seguinte, encontrara uma imagem revelada. Segundo a lenda criada, o então misterioso revelador – o vapor de mercúrio – seria proveniente de um termómetro quebrado.
O sucesso do daguerreótipo não tardou a chamar a atenção dos grupos elegantes da sociedade francesa. Em certo sentido, a revolução fotográfica teve início no dia 19 de agosto de 1839, quando a nova técnica e imagens, como “As Tulherias”, apresentada aos membros da academia de Belas-Artes, ocasionou a febre da fotografia.


(primeira fotografia)


Débora Santana nº 7
Solange Pacífico nº 23

Um africano em Washington

Um africano em Washington
Viveu em Jacarta com a mãe e o padrasto, um indonésio, entre os seis e os dez anos. Após a universidade trocou um contrato milionário pela luta pelos direitos cívicos. É professor de Direito e pai de duas filhas.

Vida

Barack Hussein Obama nasceu em Honolulu em 1961, filho de um negro Queniano, de quem herdou o nome, e de Ann Dunham, uma branca natural do Kansas. Barack Obama foi criado pelos avós maternos (brancos), enquanto ouvia histórias do seu pai.
A mãe e o padrasto de Obama mudaram se para a terra natal dele, a Indonésia, arrastando Obama, na época com seis anos, para uma terra de iguarias como carne de cobra e gafanhoto, onde ele tinha um macaco de estimação chamado Tata. Aí viveu a dura realidade da pobreza e das doenças do terceiro mundo. Após quatro anos, Obama voltou ao Havai, primeiro morando com a mãe, depois com os avós maternos, todos vindos do Kansas, EUA.
No Havai, Obama era aluno com bolsa de estudos na prestigiosa Punahou School, uma academia privada onde ele era “inteligente, mas não excessivamente intelectual”, diz Maya, sua meia-irmã. Ele era extrovertido, ria com facilidade e não se importava de se exibir.
Obama também jogou basquetebol e por isso foi chamado de “Barry O´Bomber”. No último ano de secundário, a equipa da sua escola ganhou o campeonato estadual. Obama era um competidor feroz e um amigo sensível, “Obama era o rapaz que dizia: ‘continua a jogar, não te preocupes. Ela vai entrar’.”
Num artigo de 1999 escrito para o Punahou Bulletin, Obama disse que, sendo um dos poucos negros na escola, “eu provavelmente questionava a minha identidade mais do que a maioria”. Como criança de um lar desfeito e de uma família relativamente modesta, eu tinha muito ressentimento do que as minhas circunstâncias justificavam e nem sempre canalizei esses sentimentos de maneira particularmente construtiva”.

Primeiro emprego

Obama chegou a Chicago em 1985, com um diploma universitário, um mapa da cidade e um novo emprego - organizador de comunidade. Salário inicial: 13 mil dólares por ano (incluindo dinheiro para despesas com automóvel). Obama, que havia trabalhado em Nova York por um breve período depois de se formar pela Universidade de Columbia, sabia pouco sobre a política de jogo duro que se fazia em Chicago. Mas o facto de ter vivido no exterior havia lhe dado experiência como estrangeiro e uma empatia natural com pessoas de poder e dinheiro, diz Gerald Kellman, o homem que o contratou.
Trabalhando para o Projecto de Comunidades em Desenvolvimento, Obama organizou igrejas negras no bairro industrial de South Side.
A tarefa de Obama era mobilizar os residentes a promover mudanças, seja fazendo um lobby por um centro de empregos, seja exigindo mais parques ou removendo casas. “Ele parecia ouvir bem e aprendia rápido”, diz Kellman.
Kellman afirma ainda que Obama não gostava de confrontos com pessoas. Mas quando o assunto era negociar conflitos, ele era muito bom.
“Obama se tornou próximo de muitas dessas organizações -mulheres com idade para ser sua mãe”. E se houvesse algo que ele não sabia, ele dizia. “’Deixe-me pesquisar a respeito’ eram suas palavras favoritas”, diz Lloyd, que ainda chama Obama de “meu rapazinho magro”.

Vida política
Ele estava ciente do significado histórico, mas compreendia que havia responsabilidade com a graduação, Obama tornou-se valioso para o mercado. Ofertas de altos cargos apareciam para ele.


Ele escolheu outra direcção. De volta a Chicago, Obama juntou-se a uma pequena firma de direitos civis, criou uma campanha e deu aula de direito constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de Chicago. Em 1996, ele foi eleito para o Parlamento estadual representando Hyde Park – uma região em South Side que inclui a universidade e alguns bairros bastante pobres. Obama mais tarde escreveria que ele entende política como um “desporto de contacto directo e não se importava nem com as cotoveladas nem com os golpes que às vezes recebia vindos de seu ponto cego.” Mas em Springfield, capital do estado, ele foi conhecido pelo seu pragmatismo, que ia além das divisões entre partidos, trabalhando com outros democratas e com republicanos. Obama ajudou a mudar as leis sobre pena de morte, ética e perfil racial, e ganhou crédito de impostos para trabalhadores pobres. Mas ele falhou na sua campanha pelo seguro de saúde universal. Como um recém-chegado à atmosfera de clube fechado de Springfield, Obama também encontrou desprezo. Alguns legisladores inicialmente pensaram que ele era um pouco arrogante. “Demorou um tempo para ele provar que era um homem de verdade”, afirma o senador estadual Kirky Dillard, um republicano que aparece num comercial de campanha de Obama.·


Campanha presidencial de Barack Obama nas Eleições 2008

A carreira política de Barack Obama começou no senado do estado de Illinois em 1996. Em 2000 foi reeleito. Em 2004, quando era candidato ao senado da república, Obama foi destaque da Convenção Nacional Democrata sendo eleito com 70% dos votos.
Obama lançou a sua candidatura às prévias do Partido Democrata em 10 de Fevereiro de 2007. O favoritismo da ex-primeira dama Hillary Clinton começou a desabar logo na primeira primária. Obama venceu em Iowa em Janeiro de 2008. Após meses de batalha interna, Hillary Clinton desistiu de sua candidatura em 7 de Junho, já que não havia mais chances de superar o número de delegados conquistados por Obama. Na Convenção Nacional do Partido Democrata, realizada em 28 de Agosto, Obama foi nomeado oficialmente para concorrer ao cargo de presidente da república pelo partido. O principal adversário a ser derrotado foi o candidato do Partido Republicano, o senador John McCain. Horas após a abertura das urnas na noite de 4 de Novembro de 2008, a candidatura de Barack Obama conseguiu o número mínimo de delegados para torná-lo o próximo presidente dos Estados Unidos da América.

Questões da campanha presidencial dos Estados Unidos da América de 2008:
-Aborto
-Aquecimento global
-Casamento gay
-Controlo de armas
-Economia
-Imigração
-Impostos

-Iraque
-Saúde pública
-Segurança Nacional
-Terrorismo
-Educação

Por Rui Quintas e Tiago Camacho

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Olhares sobre Abril

Lembrar o 25 de Abril é importante.

Ouvir a História na 1ª pessoa é interessante.

Gostávamos de contar com a vossa presença na palestra “ Olhares sobre Abril” .

Podem colocar questões ou dúvidas sobre o tema.

Contamos com vocês no

Auditório Municipal do Pinhal Novo 24 de Abril pelas 14:30h


Miguel Jorge
Tiago Rodrigues
Palestra "Animação - Um Futuro" e-mail
Notícias - Gerais
17-Apr-2009

Image

As alunas do 12ºD, do Curso de Animação Socio cultural, dinamizaram uma palestra subordinada ao tema "Animação: Um futuro" no dia 20 de Abril, pelas 14.30, no Auditório Municipal de Pinhal Novo. Estiveram presentes os animadores João Matos e José Galambas. Esta palestra inseriu-se no âmbito das disciplinas de Psicologia e Inglês, destinando-se essencialmente a alunos do 9ºano e alunos que frequentam os cursos de Animação Sociocultural.

João Cruz

João Lourencinho


quinta-feira, 16 de abril de 2009

Inforeparações


Os formandos do Curso Operador de Informática disponibilizam a toda a comunidade escolar, serviços de manutenção/reparação de equipamentos informáticos, no âmbito da disciplina de I.M.M., todas as terças e quartas feiras das 15H às 18H na sala D41, com a supervisão do formador da disciplina.

"Empreendesce" na Escola Superior Ciências Empresariais


A Escola Secundária com 3º C.E.B. de Pinhal Novo participou no passado dia 13 de Março de 2009 no 4º "Empreendesce" na Escola Superior de Ciências Empresariais de Setúbal. A turma participante foi o 11º G do curso de Ciências Socio-Económicas.
O tema seleccionado foi o sector têxtil. Os objectivos do jogo foram:
- Dotar os alunos com conhecimentos teórico-práticos por diversas vertentes da gestão;
- Possibilitar um contacto mais próximo entre os alunos e a Escola Superior de Ciências Empresariais, através de uma ligação teórico-prática no ensino da Gestão;
- Transmitir a excelência do sistema de ensino promovido pela Escola Superior de Ciências Empresariais.

Entre 25 equipas, todas de 12º ano, a equipa vencedora foi da nossa turma.Os vencedores foram a Patricia, a Joana, a Liliana, a Daniela e o Duarte.

Além do primeiro prémio, conseguido pela equipa 18 (Team G), obtivemos ainda um 5º lugar pela equipa 19 (United G), bem como um 8º lugar pela equipa 17 (master G). Os prémios obtidos por estas equipas trataram-se de Pen’s, mp4, máquinas digitais e ainda um prémio destinado à escola, um computador, mas para esta turma não foram importantes os bens materiais, mas sim o orgulho que sentiram nas suas pessoas, por conseguirem resultados tão surpreendentes, na medida em que “competiam” com o 12º ano. Foi uma experiência que os alunos adoraram e desejam voltar a repetir. Um especial agradecimeto ao Professor Eduardo Calças.

Rui Quintas , Tiago Albino , Tiago Camacho

IX Olímpiadas da Floresta

O Prosepe – Projecto de Sensibilização e Educação Florestal da População Escolar – ao longo dos seus 16 anos de existência, tem vindo a desenvolver várias actividades relacionadas com a protecção e preservação da floresta e do ambiente florestal.

O Clube da Floresta da Escola designado por “Pinhal Natura” é um Clube que dinamiza as actividades propostas anualmente pelo PROSEPE, para além das suas próprias actividades, relacionadas com a preservação da Floresta, quer a nível local quer a nível geral.
Este Clube nasceu no ano lectivo de 1997/98.Os professores envolvidos nestas actividades do Clube são: Américo Nunes (Coordenador), Eduardo Calças e Daniel Pó (Professores Aderentes), que estão sempre ao dispor da comunidade escolar.


Nesse âmbito, a escola secundária de Pinhal Novo participou na final nacional das IX Olimpíadas da Floresta no dia 4 de Março de 2009 que decorreu no Castelo de Santa Maria da Feira.
Participaram várias equipas, constituídas por alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e, também, por Alunos do Ensino Secundário, acompanhadas pelos respectivos professores, perfazendo um total de mais de 600 participantes.

O programa, além das provas de orientação, por equipas, teve a realização de diversas actividades, nomeadamente jogos tradicionais/medievais e desportos de aventura, tais como, rappel, tiro com arco e insufláveis.

A equipa representante do Clube da Floresta “Pinhal Natura” da nossa Escola foi representada pelos alunos João Gomes, Ruben Farias e Renato Claudino (na fotografia encontram-se da direita para a esquerda) com as suas medalhas de participação.


Tiago Camacho
Rui Quintas