A primeira pessoa no mundo a tirar uma verdadeira fotografia foi Joseph Nicéphore Nipce, em 1826. Ele conseguiu reproduzir, após dez anos de
experiências a vista da janela do sótão da sua casa, em Chalons-sur-Saône. Mas, os materiais usados para gravar a imagem eram inadequados para a fotografia comum, e a descoberta decisiva ocorreu em l835 por Louis-Jacques Mande Daguerre.
Considerado talentoso pintor de paisagens e desenhista de cenários para peças de teatro, Daguerre guardara sem ter grande cuidado, uma chapa sensibilizada com iodeto de prata num armário e ao abri-lo, no dia seguinte, encontrara uma imagem revelada. Segundo a lenda criada, o então misterioso revelador – o vapor de mercúrio – seria proveniente de um termómetro quebrado.
O sucesso do daguerreótipo não tardou a chamar a atenção dos grupos elegantes da sociedade francesa. Em certo sentido, a revolução fotográfica teve início no dia 19 de agosto de 1839, quando a nova técnica e imagens, como “As Tulherias”, apresentada aos membros da academia de Belas-Artes, ocasionou a febre da fotografia.
(primeira fotografia)
Débora Santana nº 7
Solange Pacífico nº 23
Nenhum comentário:
Postar um comentário